Leite Sustentável

Sabe-se que a necessidade de aumento da produção mundial de alimentos é uma realidade. E indicadores como melhoria de renda, crescimento populacional e o êxodo rural são alguns dos fatores que pressionam o setor agropecuário a buscar processos cada vez mais produtivos e com menores impactos ambientais.

Tem-se que as emissões provenientes dos dejetos de animais são estimadas em cerca de 25 Tg/ano, correspondendo a 7% das emissões globais. E no Brasil foi estimado que cerca de 9,8 Tg das emissões de CH4 são provenientes da pecuária. (Lima et al., 2001). Essas emissões correspondem a 96% de todo o metano gerado por fontes de origem agrícolas no país. Somente os bovinos de corte e leite respondem por 92% das emissões proveniente da pecuária no país. O Brasil possui o maior rebanho comercial de gado bovino do mundo. Somente de gado de leite existem aproximadamente 35 milhões cabeças.

*Tg = Milhão de toneladas

Fontes antrópicas Emissão Média de CH4 (Tg*/ano) Estimativa Total (%)
Combustível Fóssil 100 26,6
Fermentação entérica 85 22,7
Dejetos animais 25 6,7
Campos de Arroz inundados 60 16
Aterros Sanitários 40 10,7
Queima de Biomassa 40 10,7
Lodo de Esgoto 25 6,7
Fontes: IPCC (1995 - Estimativa Global das médias de emissão de CH4 por fontes antrópicas)

Portanto, o projeto Leite Sustentável tem o objetivo de conscientizar os produtores de leite sobre a importância de implementar de biodigestores como sistema de tratamento de dejetos. Esse sistema proporcionará adequação ambiental e ganhos financeiros com a produção de biofertilizante, economia energética e obtenção de créditos de carbono. Além disso, solucionará as questões da contaminação de água e emissão de metano.

Como Minas Gerais é o principal estado produtor de leite e com maior número de fazendas, o foco inicial do projeto da Consciência Limpa será nas bacias leiteiras mineiras.

*Bilhões de Litros

Abaixo, seguem alguns benefícios gerados pela a utilização de biodigestores:

Planejamento e Criação: Arquet | Tecnologia: Hardeman-IT

Rua Coronel Francisco Braz, 185, sala 208, Centro - Itajubá - MG, Tel: (35) 3622-3435
Copyright(c) 2024, www.consciencialimpa.org.br. Todos Direitos Reservados